LIÇÃO 03 - Não existe crise de leitores, mas, de escritores
Nosso segundo grande desafio é a montagem quebra-cabeças que vamos chamar de texto. Se a falta de informações, ou, mais especificamente, profundo conhecimento do tema mata nossos textos no berço chegamos, agora, ao problema do excesso informações que muitos temas oferecem após a sua desmistificação. A arte de escrever é exatamente colocar peça por peça nos seus devidos lugares e fazer um texto que nós, jornalistas, chamamos de leve, ou seja, que você lê sem perceber. Quando assusta já terminou a leitura e sabe tudo sobre o assunto.
Quando eu digo colocar peça por peça nos lugares mais apropriados estou me referindo as palavras. Vamos a um exemplo bem prático e muito comum no corre-corre de nossos jornalistas no mundo de hoje: "O Flamengo joga hoje contra o Palmeiras com o intuito de garantir a primeira colocação....O atleta X vai ser desfalque, o treinador pensou na utilização de atleta...O jogo vai ser no Maracanã (prestaram atenção na peça (local do jogo) caindo fora do lugar?)....e depois de mais um pacote de informações vem outro parágrafo: o jogo vai ser as 17h...
Agora vamos ao certo: Flamengo e Palmeiras jogam hoje, às 17h, no Maracanã. No primeiro exemplo quando você ler o local do jogo, já não sabe se é hoje ou se será amanhã. E quando ler a hora já não estará sabendo mais nada do que leu.
É isso que acontece com a maioria esmagadora dos textos do mundo atual. Se quiser briga comigo é só falar que o povo não lê. Eu já fiz a experiência de sair andando pelas ruas com um pacote de jornal debaixo do braço sem oferecer a ninguém. Se fizer isso, pode ter certeza que voltará para casa sem nenhum jornal, por que são muitos os que vão te parar e pedir. Isso só pode ser gostar de ler. Portanto, não temos esta propalada crise de leitores, mas, sim, um,a crise sem precedentes de escritores, que produzem textos que a gente não dá conta de ler. Quando consegue terminar o primeiro parágrafo já está exausto de uma salada (de informações) só com produtos atípicos. Quando se coloca as informações nos locais certos na medida em que você vai lendo, tudo vai se encaixando como uma luva na sua mente. Dá até água na boca de tão gostoso é ler um texto assim.
NOVAS LIÇÕES GRÁTIS PELO E-MAIL irineudojornal@ig.com.br