LIÇÃO 02 - Evitando o zero mesmo sem conhecimento profundo sobre o tema
Há um conceito impregnado na mente de todos nós, e que mete muito medo nos candidatos: para se obter uma boa redação é necessário ter conhecimento profundo sobre tema. E ninguém domina uma tema 100%. Quando você pensa que sabe tudo, vem uma expansão que alcança uma área onde seus conhecimentos esbarram num limite até então desconhecido. Por outro lado, você sempre sabe alguma coisa mesmo que num primeiro momento chegue a pensar "estou arrebentado", pois, não sei nada sobre esse tema.
Longe de dizer que é desnecessário conhecer o tema posso afirmar que é possível, pelo menos evitar o zero com a técnica que vamos ensinar. Quanto mais você conhecer o tema, claro, mais sucesso terá na utilização desta técnica. Podemos dizer também que o tamanho deste sucesso dependerá ainda da sua capacidade de interpretação de textos.
Interpretação de texto é algo que todos nós estudamos e conhecemos. Podemos não estar afiadíssimos por falta daquele treinamento constante, pois, ler e escrever é algo que devia fazer parte do nosso café da manhã. Curiosamente, o mais difícil nos problemas matemáticos que dependem da montagem de equações é a interpretaão do texto. Exemplo: há 40 minutos atrás passava das dez três vezes o tanto que agora falta para uma. Quantas horas são? Resolver a equação matemática é como um b-a-bá, agora, para montar a equação você terá de ser muito hábil na interpretação do texto. Interpretar é desmistificar!
Quanto mais se lê, mais hábil ficamos na interpretação de textos. Já ouviram falar na leitura dinâmica? É uma habilidade que só adquire quem gosta mesmo de ler. E quanto mais ler, mais facilidade teremos de escrever. Vejam como o cerco se fecha: leitura não nos ensina a escrever, mas nos dá informações, argumentos, conhecimentos sobre variados temas e as palavras a serem usadas nas montagens de nossos textos.
Falamos muito na interpretação de texto, mas vamos precisar disso mesmo só para desmistificar o tema. Este é o nosso primeiro grande desafio. Dá um "xô satanás" no tema, triturando-o no maior número possível de peças que, posteriormente, serão utilizadas como uma quebra-cabeças na montagem de nossos textos.
NOVAS LIÇÕES GRÁTIS PELO E-MAIL irineudojornal@ig.com.br